Em maio de 2022, quando a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou um aumento de 15,5% no valor dos planos de saúde, muita gente se espantou com a notícia. Afinal, esse índice de reajuste nunca foi tão alto (antes dele o maior reajuste havia sido de 13,57%, em 2016). É verdade, o número assusta, mas são também muitos os fatores que ajudam a justificar tal medida. Para ajudar nossos clientes, resolvemos esclarecer os principais pontos dessa discussão e também elencar algumas saídas. Confira!
Todo ano tem reajuste?
Sim e ocorre sempre após 12 meses de contrato. Por exemplo, seu plano foi contratado em janeiro/2022? Em janeiro/2023 a mensalidade aumenta. Além disso, há ainda a troca de faixa etária: de 0 a 18 anos, um preço; de 19 a 23, um outro; e por aí vai.
Não está entendendo o aumento anunciado em 2022?
Calma! Tem explicação. Durante a pandemia, uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde sugeria que usos não emergenciais de serviços médicos fossem postergados – o que, como se pode imaginar, visava em menores chances de contaminação com o novo coronavírus. Assim aconteceu e, no ano passado, registrou-se uma queda no número de exames, cirurgias e consultas realizadas. Como consequência, a ANS fixou o “aumento” nas mensalidades dos convênios em -8,19%.
Segundo a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), essa diferença entre 2021 e o reajuste de plano de saúde 2022 se dá exatamente por esse mesmo motivo: com a retomada da procura por esses serviços de saúde, as despesas médicas voltaram a subir de maneira expressiva. No entanto, é importante observar que o reajuste acumulado de 15,5% em 2022 com o reajuste de -8,19% em 2021 equivale ao aumento anual de 2,97% nesses dois anos de COVID-19.
Sim, nós sabemos. Ainda assim é salgado…
Frente a este contexto, diversas empresas estão voltando a fazer contas para entender se o convênio oferecido aos colaboradores ainda é compatível com seus orçamentos anuais. Com mais de 25 anos de atuação do mercado de seguros e benefícios, a Murolo oferece todo o suporte necessário para orientá-lo nesse momento tão importante – seja na cotação de opções que ofereçam valores condizentes com seu caixa, analisando se os serviços hoje contratados são vantajosos financeiramente para o seu negócio ou até batalhando por uma redução de custos.
Neste último cenário e graças a experiência da nossa equipe, alguns de nossos clientes já vêm desfrutando de descontos que chegam, em média, a 12% do valor da mensalidade vigente
Quer conhecer melhor esse serviço? Conte conosco.